EXCEL SPECIALIST (BÁSICO AO AVANÇADO)
EXCEL SPECIALIST (BÁSICO AO AVANÇADO)
Visão Geral
É direcionado ao público que deseja ser um especialista no Microsoft Excel.
Público-Alvo
Profissionais e estudantes que querem iniciar o aprendizado em planilha eletrônica e desejam se familiarizar com recursos básicos. Pessoas que estão atuando no mercado de trabalho e desejam aperfeiçoar os conhecimentos na criação de planilhas, gráficos, fórmulas matemáticas e aplicação de funções.
Mercado de Trabalho
Hoje não existe um escritório de qualquer empresa, de qualquer segmento, que não utilize o Excel. Todas as áreas que trabalham com gerenciamento de recursos, sejam materiais ou não, utilizam esta ferramenta para facilitar o trabalho, criando gráficos e tabelas.
Saber formatar apenas tabelas e inserir dados já não basta. As empresas estão utilizando cada vez mais recursos robustos e grande quantidade de dados no Excel, que possibilita o controle avançado de dados numéricos, estatísticas e projeções.
As áreas que mais exigem do profissional um conhecimento mais avançado em Excel são as de Finanças, Consultorias em Geral e Planejamento e Controle de Projetos, com a finalidade de possibilitar análise, gerenciamento e compartilhamento de informações visando à tomada de decisões de forma mais eficiente e inteligente.
São criadas situações que levam os participantes a colocarem em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Aplica diferentes conceitos de formatação, faz cálculos matemáticos em planilhas e trabalha com gráficos básicos. É um programa muito importante para o mercado de trabalho, o que justifica a sua oferta e o seu aprendizado. A partir desta experiência o aluno pode dar continuidade em outros segmentos da área de informática.
Conteúdo Programático
- Introdução
- Conhecer a extensão e utilidade de uma planilha eletrônica
- Inserir diferentes informações em uma planilha
- Apresentar diferentes formatos para a planilha
- Calcular utilizando fórmulas e funções
- Salvar e imprimir
- Abordar atividades do cotidiano
- Criar gráficos básicos
- Configuração de página, impressão e modelos
- Qual a melhor aparência para as planilhas.
- Cálculos básicos (Cálculos com porcentagem: Porcentagem sobre um valor; Descontos; Acréscimos; Variação percentual; Cálculo da participação).
- Principais recursos do Google Sheet
- Funções de Lógica e Estatísticas
- Função SE e SES
- Funções intermediárias (Maior, Menor, Máximo, Mínimo)
- Cont.se, somase, mediase
- Somases, mediases e Cont.ses
- Funções de procura e referência
- Procv
- Procv com SE
- Proc com Corresp
- Se com Proc e Corresp
- Índice e corresp encadeado
- Se com Índice e Corresp.
- Banco de dados.
- Tabela dinâmica
- Segmentação + Linha do tempo.
- Gráfico Dinâmico.
- Formatação condicional
- Tipos de regras de formatação condicional
- Formatos predefinidos
- Formatação condicional baseada em fórmula
- Gerenciando regras de formatação condicional
- Texto para colunas
- Texto delimitado
- Largura fixa
- Preenchimento relâmpago
- Remover duplicatas
- Validação de dados
- Aplicando uma validação de dados
- Removendo uma validação de dados
- Criando mensagens customizadas na validação.
- Exercícios com avaliação
- Revisão
- Protegendo planilhas
- Células bloqueadas
- Fórmulas ocultas
- Protegendo intervalos
- Protegendo a pasta de trabalho
- Business Intelligence (BI)
- O que é ETL?
- Iniciando com o Power Query
- Conhecendo a área de trabalho
- Guias Principais
- Componentes do Power Query
- Realizando a primeira importação de dados